Auditoria?
- Eduardo Augusto Melere
- 18 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Recentemente, em meu Linkedin e através de enquete, perguntei aos meus seguidores, de maneira muito objetiva, o que é auditoria.
Não se pretendia, através desta simples pergunta, escrever uma dissertação, uma tese ou uma defesa sobre a auditoria.
100% das respostas estiveram direcionadas a indicar que a auditoria é assegurar dados/informações, bem como segurança/obrigação.
Para nós, que acompanhamos o dia a dia de diversas auditorias, em diversos segmentos, em diversos tipos de sociedades, com diversos objetivos, a auditoria tem muitos significados. Mas se não o principal, mas um dos principais: àquilo que nos propormos a certificar, precisa possuir um grau de certificação que o contratante, o fiscalizador, o regulador se sinta confortável com o que foi, em tese, certificado, ou melhor, auditado.
Logo, podemos pressupor que algo que tenha sido auditado transmita maior confiança do que informações não auditadas. E o resultado da enquete demonstra isso. As pessoas entendem ou percebem que a finalidade da auditoria está ligada a segurança, confiança.
Auditoria busca trazer segurança, bem como busca atender as diversas obrigações existentes e vigentes.
Essa asseguração está presente na missão da Linear Auditores: Certificar e assegurar de forma independente, a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e sua efetiva utilização, buscando a identificação de oportunidades de melhorias e contribuindo com o sucesso de nossos clientes.
Diversos são os tipos de auditoria. Mas isso é assunto para outro dia!

Comments